domingo, 24 de junho de 2012

HILLARY FALA SOBRE DESCOGELAMENTO


Especialistas calculam em US$ 900 bi o valor das reservas de petróleo locais


A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajou neste sábado até o Ártico, região com grandes reservas de petróleo, para observar os efeitos do aquecimento global. Em Tromsoe, Noruega, após percorrer o litoral do Ártico em um navio de pesquisas norueguês acompanhada de cientistas e autoridades, Hillary declarou: "Muitas das previsões sobre o aquecimento no Ártico foram superadas por dados reais. Não foi surpreendente, mas foi instrutivo."
Derretimento do gelo no Ártico causa invernos com mais neve.
Especialistas calculam em 900 bilhões de dólares o valor das reservas de petróleo do Ártico, sem contar as de gás natural e minerais. O aquecimento global na região deixa descobertos anualmente 46.000 quilômetros quadrados antes revestidos de gelo, o que causa grandes perspectivas para a prospecção de petróleo e o desenvolvimento do comércio marítimo leste-oeste. Os Estados Unidos querem que o Conselho do Ártico, formado pelos países mais próximos da região, continue se ocupando das mudanças naquele local. Mas outros governos, como a China, também têm ambições petroleiras, comerciais e ligadas ao gás na região.
Gelo ártico recua ao segundo nível mais baixo da história

"Muitos países estudam qual será o potencial em termos de exploração e extração de recursos naturais, bem como de novas rotas marítimas, e expressam um interesse crescente pelo Ártico. Queremos que o Conselho do Ártico se mantenha como principal instituição que administra as questões ligadas à região", disse Hillary. A secretária de Estado faz um giro que começou na Dinamarca e, depois da Noruega, a levará a Suécia, Armênia, Geórgia, Azerbaijão e Turquia.

Nenhum comentário: